quinta-feira, 8 de julho de 2010

Adidas e Puma

Adidas

Fundação: 1949

Fundador: Adi Dassler

Funcionários: 17.000

Lucros (2005): 768 milhões de euros

Vendas (2005): 6,9 bilhões de euros

Seleções na copa: Alemanha, Argentina, França, Espanha, Japão, Trinidad e Tobago

Puma

Fundação: 1948

Fundador: Rudi Dassler

Funcionários: 3.900

Lucros (2005): 286 milhões de euros

Vendas (2005): 2,4 bilhões de euros

Seleções na copa: Itália, Gana, Arábia Saudita, Irã, Rep. Tcheca, Polônia, Costa do marfim, Paraguai, Suíça, Togo, Tunísia e Angola.

A segunda guerra mundial deixou cicatrizes profundas na Alemanha. Na pequena cidade de Herzongenaurach, no coração da Francônia, ao norte de Nuremberg, o legado foi uma disputa shakespeariana.

Em 1945, os irmão Adi e Rudolf Dassler romperam a parceria, abandonaram a pequena frabriqueta de calçados esportivos que funcionava na lavanderia da mãe foram tocar a vida. Adi criou a Adidas. Rudi inventou a Puma. Um pôs seu negócio na margem esquerda do rio Aurach. O outro, na margem direita. Naquele tempo, triste e cinzento, as pessoas olhavam para o chão, de modo a identificar as marcas nos pés. ?Herzo? era Verona, cidade que serviu de palco para o romance Romeu e Julieta. Adi e Rudi lideravam os Capuleto e Montechio. ?A cidade dividia-se entre os dois grupos, uns não podiam casar com outros, freqüentavam restaurantes diferentes?, diz o jornalista Bárbara Smit, autora de um livro a respeito da cisão.

No cemitério local, os túmulos também estão afastados. Até hoje, os mais velhos lembram do que ocorreu. Adi recusou-se a acatar as orientações do nazismo de Hitler, nos anos 1930. Rudi colaborou, fez campanha política, foi a guerra e até chegou a ser julgado depois dos combates.

Tornou-se lenda, ainda, a notícia de que Rudi tentara seduzir a mulher de Adi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário