quinta-feira, 8 de julho de 2010

Nike!


A Nike tem a sua sede em Beaverton, em Oregon. As suas instalações verdejantes perto de Portland reflectem a sua obsessão pelo desporto. A ideia de criar a empresa surgiu de um projecto de MBA de Phill Knight, enquanto este frequentava a ela de gestão de Standford. Knight vacreditava qu

A marca Nike tornou-se num mito da moda e indústria moderna, antes produzia tênis; hoje produz tênis, desejos e sentimento de vitória. Na década de 60, o ex-atleta de atletismo Phill Knight, em seu projeto de MBA de administração da universidade de Stanford, teve a idéia de importar tênis produzidos no Japão, com mão-de-obra barata, na tentativa de conquistar parte do mercado dominado pela marca alemã Adidas.

Os primeiros modelos de tênis para atletismo foram produzidos pela “Tiger” e vendidos pela empresa “Blue Ribbon Sports”; Bill Bowerman, treinador de Phill Knight, teve a idéia de modificar o modelo injetando um acolchoado interno e um borrachamento mais forte na sola, o que gerou um novo projeto de tênis que caiu no gosto dos atletas. Em 1971, o design gráfico Carolyn Davidson desenhou o logotipo da empresa por 35 dólares, o nome “Nike” foi sugerido pelo ex-rival de Phill, o ex-atleta Jeff Johnson, em alusão à deusa grega da vitória.

Em 1972, o Canadá foi o primeiro país a receber os produtos Nike, em 1978, o produto começou a ser difundido no mercado sul-americano e europeu. Em 1982, passou a patrocinar o time de futebol Paris Saint-Germain. Em 1994, além de produzir calçados, passou a ser uma ampla patrocinadora de atletas e eventos esportivos.

Em 2003, comprou a All Star ,e em 2007, comprou a empresa britânica UMBRO, acirrando a guerra com a concorrente Adidas. A sede mundial da Nike está situada na cidade de Beaverton, no estado de Oregon. A logo da Nike está tão fixada na mente dos consumidores que há muitos anos o nome da empresa não aparece mais impresso sob a figura da marca,que enfatiza o movimento e a qualidade de alcance que o tênia Nike propicia à desenvoltura de um atleta.e

Fonte:http://www.infoescola.com/multinacionais/historia-da-nike/

eFonFont

Nenhum comentário:

Postar um comentário